Arquivo da Categoria Cabeamento em postes

Roteiro para cabeamento em postes

Publicado por em 18/01/2010

Antes de sair colocando cabos nos postes é necessário executar alguns procedimentos para evitar problemas futuros. Baseado em nossos projetos e nos procedimentos que foram solicitados pela Copel (concessionária de energia elétrica no estado do Paraná), elaboramos um roteiro o qual acreditamos irá facilitar muito as empresas que querem fornecer Internet aos seus clientes via cabo de rede ethernet.

A primeira coisa que a empresa de telecomunicações precisa para iniciar o processo de compartilhamento é possuir outorga SCM da Anatel. Do contrário, não conseguirá nem assinar o contrato de compartilhamento de postes com a concessionária de energia elétrica local. Isto é uma exigência.

Possuindo a outorga da Anatel, poderá dar andamento no roteiro a seguir:

  1. Fazer um levantamento das ruas onde pretende passar os cabos (lembrando que quanto mais postes utilizar mais caro fica o projeto e o valor mensal cobrado pelo aluguel dos postes).

  2. Entrar em contato com o escritório mais próximo da concessionária de energia e solicitar os procedimentos necessários para utilizar a infra-estrutura de postes dela.

  3. Contratar um engenheiro de telecomunicações para fazer o projeto de compartilhamento da infra-estrutura de postes.

  4. Verificar se o trajeto escolhido irá demandar trocas de postes e/ou implantações de novos postes. Caso isso ocorra, é melhor escolher outro trajeto e refazer o projeto. Pois, sairá bem mais em conta do que ter que trocar vários postes, além de atrasar a sua obra.

  5. Enviar o projeto junto com a documentação solicitada para a concessionária de energia.

  6. Após aprovado a solicitação do compartilhamento de infra-estrutura de postes e havendo a necessidade de adequação da rede (troca de postes, implantação de postes etc), contratar uma empreiteira credenciada para fazer o projeto elétrico e executar o serviço; ou ainda, se preferir, contratar a própria concessionária para executar a obra (o custo é menor porém o processo pode demorar mais).

  7. Solicitar ao engenheiro a lista de materiais e suas respectivas quantidades para aquisição.

  8. Contratar uma empreiteira especializada para fazer o lançamento dos cabos nos postes (no primeiro projeto, recomenda-se contratar uma empreiteira para ganhar experiência). Caso a sua própria empresa queira fazer o lançamento nos postes, vai precisar certificar os funcionários com curso de NR-10 e vai precisar de um engenheiro de telecomunicações para se responsabilizar pela execução da obra (assinar ART).

  9. Lançado o cabeamento nos postes, instalar as caixas aéreas com os switch ethernet nos cabos.

    Executados os passos acima, poderá iniciar a comercialização da sua Internet Via Cabo.